• Fotos
  • TV!
  • Links
  • Projeto Memória
  • Sobre o Jornal Pelicano
  • Processo Seletivo EFOMM 2014

  • 3332
    Entrevistas » segunda-feira, 1 de maio de 2006 »
    Comandante Júlio César Barcellos Guimarães

    Este artigo pertence ao acervo do Projeto Memória

    Com procedência do Estado Maior da Armada, Comte Barcellos era Encarregado da Divisão da Formação e Tecnologia da Informação, gerenciando toda a infra-estrutura dos projetos de implantação e modernização dos sistemas informatizados. Além disso, foi responsável pelo sensoriamento remoto de satélites, participando de vários fóruns no Brasil e exterior.

    O Comte Barcellos deixa claro que “sua proposta é mais que uma proposta, é uma tarefa imposta”. Deseja gerenciar com comprometimento total, dedicação e motivação. Reconhecendo a obrigação de formar os alunos como marítmos. Intencionando a melhoria da qualidade da formação, fornecendo informações de caráter profissional aos alunos através de palestras de empresas de navegação, embarques e cursos de aperfeiçoamento.

    Em suas palavras “ser exemplo e dar exemplo” é necessário para a eficácia no processo objetivando deixar claro os projetos do Centro através do Plano Piloto. Este plano visa o planejamento de todos os projetos a serem realizados na OM, integrado ao programa de aplicação de recursos com objetivo de avaliar benfeitorias aplicadas.

    Dentro deste projeto consta a ampliação e modernização da biblioteca com a implantação da Internet II, integrada a universidades e centros de pesquisas.

    Entre suas palavras, o Comandante diz que liderar é difícil. Assim, tem interesse em dar e receber ajuda dos alunos, principalmente dos alunos do 3º ano, os quais ele entende que são a “gerência” da EFOMM. No entanto, estes têm a obrigação de colocar em prática a liderança que irão exercer em alguns meses. Além disso, os alunos do 3º ano têm um comprometimento com os alunos do 1º e 2º anos, sendo exemplos a serem seguidos, já que, para melhor condução do Centro, o Comandante Barcellos deseja uma homogeneidade, tendo como lema: “Eficácia e harmonia devem caminhar juntas”.

    Tem em mente três frases que o ajudarão a exercer o comando:

    ‘”A PALAVRA CONVENCE,
    O EXEMPLO ARRASTA
    E O CAJADO EMPURRA.”

    Estas são as armas que o Comandante pode usar para administrar, preferindo a palavra e o exemplo, sem descartar no entanto o cajado.

    por Alunas Carla Cruz e Flávia Silva

    Comentários

    Outras matérias interessantes...

    Passagem da Cana do Leme 201312 de dezembro de 2013
    3º Jogos AFA X EFOMM11 de dezembro de 2013